segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Mais Estrelinhas no Céu

Neste momento penso se devo escrever ou não sobre este assunto tão doloroso e triste...mas acho que sim, que se deve falar no assunto pois é uma das realidades com que nos deparamos mensalmente e por vezes mais.
Todos sabem que o canil é de abate, não poderia haver outra forma de controlar a quantidade de animais no canil....ou melhor poderia....SE OS DONOS DOS ANIMAIS FOSSEM RESPONSÁVEIS E NÃO OS ABANDONASSEM SÓ PORQUE VÃO DE FÉRIAS, OU CRESCERAM DEMAIS OU LADRARAM DURANTE UMA NOITE...enfim se as pessoas se preocupassem menos com elas próprias e olhassem um pouco mais à sua volta.
O Canil tem 6 boxes, ou seja um limite para 6 animais, 12 no máximo para terem o mínimo de conforto, nestas boxes encontravam-se lá cerca de 24 animais, que já em stress se começam a atacar uns aos outros. Além destes existem outros tantos presos nas casotas que se encontram espalhadas junto às instalações do canil. Como se não bastasse, deixaram mais uma ninhada de 9 cachorrinhos dentro de uma caixa à porta do canil sem comida, sem água, tão pequenos e fracos que não se conseguiam alimentar sozinhos.
Chegou o dia em que não conseguimos evitar que alguns animais fossem adormecidos...este dia é sempre terrível para nós, mas mesmo para o Veterinário e para os Funcionários pois todos vamos conhecendo os animais e não gostamos de os ver partir...mas não nos deixam outra solução, quando todos os dias são entregues pelos próprios donos no canil, ou quando cobardemente os deixam durante a noite numa caixa ou acorrentados ao portão.
A decisão é difícil, aliás extremamente difícil. Os que estão doentes são escolhidos, pois pesa um pouco menos na consciência de todos, pois estão em sofrimento, os que já têm mais idade porque ninguém olha para eles nas campanhas de adopção, os que estão magoados ou incapacitados....enfim nenhum deles deveria ser adormecido mas sê-lo-ão um dia...nós só conseguimos adiar esse dia e com sorte e dedicação encontrar uma família para alguns mas sabemos que não conseguiremos salvá-los a todos...INFELIZMENTE.
Agora só mais uma pequena nota, mas muito importante:
Se tem um animal em casa Esterilize-o! Evite que mais animais inocentes nasçam para depois serem abandonados em canis ou qualquer outro sítio.

Sem comentários:

Enviar um comentário